domingo, 22 de setembro de 2013

O porquê desse blog



Me chamo Marisa, sou enfermeira e moro há 16 anos na Holanda. Há três anos decidi começar uma horta biólogica. No começo me deixei influênciar por um casal idoso holandês, a senhora era minha paciente e, aproveitavámos os momentos dos cuidados de enfermagem para falarmos de banalidades, como viajem, hobbies, etc. Nessas conversas, terminei me contagiando com suas lindas histórias sobre sua horta, de como era maravilhoso comer suas próprias hortaliças, de trabalhar ao ar livre, etc. 

No começo não pensei que iria me apaixonar pela idéia de me tornar um 'horticultor' de verdade, mais é tão gratificante cuidar das próprias hortaliças, ver cada plantinha crescer, que minha idéia inicial se tornou uma verdadeira paixão. Minha horta tem 200m2. Tenho uma estufa 3x4m aonde planto no geral tomates, pimentão, pimentas e pepinos.

Você me encontra durante uma boa parte do ano na horta, trabalhar numa horta é realmente delicioso! Com as mãos na terra, a cabeça no sol, na chuva, no vento, tudo de bom! Criando condições para que as hortaliças possam crescer bem: o preparo do solo, capinar, a semeadura e a colheita, tudo muito básico mais delicioso! Para mim, uma verdadeira terapia, um lugar aonde me encontro com a natureza, um lugar aonde encontro também muita paz. Fora esses momentos, me encontro também com frequência na minha cozinha, hora preparando os legumes para serem congelados, hora experimento receitas novas.  Ter uma horta nos incentiva principalemente à prática de uma alimentação saudável.
 
Esse blog tem portanto o objetivo de passar informações gerais sobre minha horta mais também minhas experiências pessoais com o plantio, colheita, conservação dos legumes, receitas, etc. 

Aqui uma pequena idéia da minha horta:


Decidi de dividi-la em canteiros para tornar mais fácil o plantio, colheita e  a retirada das ervas daninhas.







3 comentários:

  1. Linda Iniciativa Marisa! Parabéns!
    A Horta tbm e linda. Adorei a ideia do Blog!
    bjinhos
    Vivi.

    ResponderExcluir
  2. q legal, prima! embora n tenha como ter uma, acho bom saber como se faz e os pratos deliciosos q vc sabe fazer. além dos aspectos medicinais. boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Eu também adorei a ideia do blog, eu acho que vai ser muito útil suas dicas em relaçao a pratos saudáveis. Estou te seguindo tenha certeza disso. A foto, ficou ótima.

    ResponderExcluir