quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O quê é uma horta orgânica ?

Uma horta orgânica significa uma horta sem  uso de pesticidas ou outros agrotóxicos e/ou produtos químicos. Por exemplo,  para combater os pulgões se pode colocar besouros  ‘joaninhas’s  que adoram comer esses insetos sem  danificar os legumes e outras hortaliças.

Às vezes também não se usa nenhum fertilizante. Se pensa portanto dessa maneira na preservação do meio ambiente. 

Numa horta biológica se plantam vegetais, frutas e ervas. Às vezes também se pode se plantar também flores.

Produtos orgânicos são geralmente mais caro na loja, porque eles são geralmente de maior qualidade e mais saudável, nos mesmos não são usados produtos químicos.  Embora estes tenham uma aparência não muito bonita, às vezes até com manchas meio escuras,  isto se deve aos insetos que às vezes tentam comê-los,  mais nem por isso são menos saudáveis e apetitosos. 


A vantagem de usar agrotóxicos por exemplo  é que todos os insetos e fungos, morrem realmente e as frutas e vegetais crescem perfeitamente e sem danos, são belíssimos aos olhos. Os pesticidas funcionam rápido e são muitos eficazes. A desvantagem é que são insalubres para outros insetos inofensivos como por exemplos as abelhas e, são muitos prejudiciais a saúde à longo prazo. O dano só não é diretamente perceptível!  É por essa razão que muitas pessoas passaram nos últimos anos a ter uma horta biológica ou passaram a comprar produtos orgânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário