terça-feira, 29 de outubro de 2013

Uma horta dividida em canteiros e com caminhos


Uma horta clássica é no geral dividida em pequenos canteiros, no geral guadrados. As hortas na Holanda são dividas no geral dessa maneira. Esse tipo de horta é muito fácil de fazer,  também muito prática para a limpeza das ervas daninhas e muito útil se você estiver trabalhando com rotação de culturas. Esse sistema é importante para evitar pestes, uma vez que, você alterna em cada canteiro os legumes plantados evitando assim de plantar sempre o mesmo tipo de legume no mesmo lugar.

Planejar uma horta


Para se planejar  e medir uma horta se pode utilizar bastões  de madeira ou fios de barbante.  Com isso  você pode obter a largura dos canteiros e dos caminhos.  Geralmente um canteiro vegetal  se faz entre 90-120 cm de largura. Um caminho de aproximadamente 30 cm de largura. O comprimento dos canteiros  dependem do espaço que você tem. Se pode utilizar piso de concretro, pedaços  iguais de madeira impregnada ou simplesmente pedaços de caules de árvores para a divisão dos canteiros. 

Segue alguns exemplos:















Estilos e temas para uma horta


Existem vários tipos de estilos de horta, guadrado, redondo, em potes, na varanda, no terraço, no jardim, etc. Escolha o que combina com você e com o espaço que você tem. 

Você pode também dividir sua horta em diferentes temas,  por exemplo uma horta de ervas, uma horta colorida, uma horta em estilo francês ou italiano. Você pode seguir este tipo de exemplos literalmente, mas também usá-lo como inspiração para seu próprio projeto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário