domingo, 27 de outubro de 2013






O outono está chegando...


Estamos no outono e o sol apesar de aparecer de vez em quando, não é suficiente para nos esquentar, e nossas plantinhas da horta pensam da mesma maneira. Como eu, elas gostariam que o verão continuasse.

Vamos esperar que a temperatura não chegue logo abaixo de zero graus pois aínda tenho plantado algumas hortaliças como o couve manteiga e o alho poró que não gostam de temperaturas muito baixas! Também plantei legumes como o couve de Bruxelas, endívia e o couve holandês, chamado 'boerenkool'( Brassica oleracea ) que precisam dessas temperaturas baixas para darem um sabor especial às nossas receitas de inverno.

Meu trabalho esse ano na horta está quase no final, a partir de dezembro o inverno chegará de verdade, nessa época não plantaremos mais nada, mais continuarei fazendo minhas receitas com meu estoque de legumes congelados.

Aqui vai uma dica de uma receita tipicamente holandesa com o couve 'boerenkool'( pode usar como alternativa o couve manteiga ou mineiro), um prato muito bom para dias frios.

Purê de batata com couve e linguiça defumada





Ingredientes para 4 pessoas:



1 kg batata bem cozinhada com sal

600 gramas de folhas cortadas de couve boerenkool

 2 liguinças grandes defumadas

 1 colher grande  de manteiga



10 ml de leite

Pimenta moída

Vinagre

 Modo de Preparo:

Descasque as batatas, lave-as e corte-as em pedaços.  Coloque as batatas numa panela grande, adicione cerca de 2,5 ml de água e 1 colher de chá de sal. Cozer as batatas em fogo médio, quando as batatas estiverem quase moles, adicione as folhinhas cortadas de couve e deixe cozinhar mais cerca de 7-10 minutos. Coloque as linguiças defumadas para cozinhar separadamente numa panela com água. Despeje o couve e as batatas cozinhadas numa peneira para tirar o excesso de água. Amasse a sequir bem as batatas e  o couve  num espremedor e depois adicione a manteiga. Mexa bem e adicione a sequir um pouco de leite, mexendo constantemente até ficar homogêneo. Coloque  sal a gosto, pimenta e uma pitada de vinagre. Sirva o purê de batata com couve em quatro pratos. Corte a linguiça defumada em fatias e coloque-as sobre o purê de couve. Delicioso com um pouco de mostarda ou picles.  Proost!

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário